A coleta destes desenhos foi feita na cidade de São José dos Campos, numa escola municipal de educação infantil. Nela foram coletados desenhos do Infantil I (entre 3 a 4 anos) e do Infantil III (entre 5 a 6 anos).
Foi observado que os alunos do Infantil III apresentaram maior prazer em desenhar, considerando que os mesmos já exercem mais atividades de linguagem e matemática e um tempinho para desenharem livremente é o momento de criação mais espontânea que os mesmos obtêm.
Mas a observação mais expressiva foi que nas duas séries os desenhos são muitos parecidos de um aluno para outro e, na maior parte dos desenhos, os temas também são iguais envolvendo, no infantil I, um acontecimento inusitado na escola que em comemoração ao dia das crianças foram alugados piscina de bolinhas e cama elástica e o projeto trabalhado neste semestre que é sobre os contos de fadas e castelos. No infantil III, entre os meninos o tema mais recorrente são carros e entre as meninas paisagem.
Apenas um desenho encontrou-se fora deste quadro. Uma menina de 6 anos mostrou em seu desenho um acontecimento diferente do rotineiro pessoal. Enquanto desenhava contava o que havia ocorrido. Todos os dias a menina vai, com seu irmão e sua mãe, de carro para a escola, porém neste dia o carro estava no concerto e pela primeira vez foi para a escola de ônibus. Ela desenhou o ônibus e enquanto desenhava contava os detalhes que o mesmo trazia e ia colocando no papel. Desenhou as rodas, o cobrador, o motorista, o fio que se puxa para solicitar a parada o ônibus, o lugar reservado para pessoas com deficiência. Ela estava maravilhada de andar de ônibus.
Chega-se a conclusão por meio destes que o desenho é, para as crianças, forma de expressão, em pessoal ou coletivo.
Por: Stela Costa
Disse que fez uma mesa de pirulitos em baixo, sol à esquerda, bolo em cima. Piscina de bolinha e pula-pula.
Fez um circulo ao centro e círculos ao redor. Disse que era um pula-pula e uma piscina de bolinhas. Tem 4 anos.
Desenhos vários círculos e disse que era uma piscina de bolinhas.
Fez um círculo e depois dois círculos preenchidos. Disse que era um pula-pula e uma piscina de bolinhas.
Desenhou um castelo da mesma forma que sua amiga Manuelle.
Começa fazendo linhas retas ao lado direito da folha e depois ao lado esquerdas. Faz uma linha horizontal acima, curva grande. Disse que fez um castelo.
Perguntou se podia desenhar um carro. Desenhou-o. Depois desenhou um homem, um sol e uma nuvem e por último desenhou um robô.
Desenhou formas como as de um carro. Depois o sol.
Começa o desenho igual ao da amiga Yasmin. Fez também um lago e um pato. Desenhou uma casa e uma mãe com uma filha. Desenhou também luvas no varal.
Desenhou o sol, depois fez ondas em baixo e disse que era mato. Desenhou uma borboleta, nuvens, uma flor e pássaros.
Começa desenhando a grama, depois a flor. Desenha nuvens, o sol, uma borboleta e uma joaninha. Desenha uma rosa e estrelas e por último, corações e estrelas em toda a folha.
Começa a desenhar, mas não olha muito para o desenho. Desenha uma flor e círculos dentro da flor. (Técnica de Romero Brito). Desenhou uma árvore de maçã e uma mulher. Disse que era a mãe. Desenhou o sol.
Fez primeiro a montanha, a flor, a árvore, mais uma flor bem ao centro da folha. Um sol no canto, nuvens e borboletas. Desenha rápido. Vai detalhando as borboletas e desenha pássaros. Natália é nipo-brasileira.
Faz um retângulo grande. Desenha um homem e diz que é o motorista do ônibus. Desenha a roleta; Desenha uma janela perto do motorista e no fundo desenha um passageiro. Desenha o fio (que se puxa para indicar próxima parada). Também desenha o botão para próxima parada. Desenha as nuvens e sol e a vaga de deficiente dentro do ônibus.