O ambiente envolvido nos desenhos

A coleta destes desenhos foi feita na cidade de São José dos Campos, numa escola municipal de educação infantil. Nela foram coletados desenhos do Infantil I (entre 3 a 4 anos) e do Infantil III (entre 5 a 6 anos).

Foi observado que os alunos do Infantil III apresentaram maior prazer em desenhar, considerando que os mesmos já exercem mais atividades de linguagem e matemática e um tempinho para desenharem livremente é o momento de criação mais espontânea que os mesmos obtêm.

Mas a observação mais expressiva foi que nas duas séries os desenhos são muitos parecidos de um aluno para outro e, na maior parte dos desenhos, os temas também são iguais envolvendo, no infantil I, um acontecimento inusitado na escola que em comemoração ao dia das crianças foram alugados piscina de bolinhas e cama elástica e o projeto trabalhado neste semestre que é sobre os contos de fadas e castelos. No infantil III, entre os meninos o tema mais recorrente são carros e entre as meninas paisagem.

Apenas um desenho encontrou-se fora deste quadro. Uma menina de 6 anos mostrou em seu desenho um acontecimento diferente do rotineiro pessoal. Enquanto desenhava contava o que havia ocorrido. Todos os dias a menina vai, com seu irmão e sua mãe, de carro para a escola, porém neste dia o carro estava no concerto e pela primeira vez foi para a escola de ônibus. Ela desenhou o ônibus e enquanto desenhava contava os detalhes que o mesmo trazia e ia colocando no papel. Desenhou as rodas, o cobrador, o motorista, o fio que se puxa para solicitar a parada o ônibus, o lugar reservado para pessoas com deficiência. Ela estava maravilhada de andar de ônibus.

Chega-se a conclusão por meio destes que o desenho é, para as crianças, forma de expressão, em pessoal ou coletivo.

 

Por: Stela Costa

Leave a comment